Results for 'Diogo Dias'

296 found
Order:
  1. Carnap’s Principle of Tolerance and logical pluralism.Diogo Dias - 2015 - Argumentos 13:225-236.
    Logical pluralism is the claim that there is more than one adequate logic. Many authors consider Carnap as one of the forerunners of logical pluralism. More than that, they claim that Carnap’s Principle of Tolerance consists in one of the first explicit formulations a logical pluralism. Nonetheless, there is little detailed investigation to evaluate if the Principle of Tolerance necessarily implies a logical pluralism, and if so, of which kind. The aim of this paper is to analyze the Principle of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2. Redução Plena do Deôntico ao Ôntico.Diogo Lindner - 2008 - Dissertation, Universidade Federal de Santa Maria
    A presente dissertação tem como objetivo uma apresentação da proposta de Charles Kielkopf, de tradução da lógica deôntica standard em uma lógica normal alética e de seusresultados quanto à construção de um sistema de lógica deôntica que capture conceitos eprincípios kantianos como necessidade causal e as formulações do Imperativo Categórico acerca do Reino da Natureza e do Reino dos Fins. Uma vez que este processo resulta em uma interpretação de aspectos da filosofia kantiana, optou-se inicialmente por uma apresentação em linhas (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. “Entre A Estupidez E A Loucura”: Implicações Éticas Do Princípio De Identidade E Do Princípio De Razão (E Algumas Alternativas Contemporâneas).Diogo Bogéa - 2018 - Aufklärung 5 (1):61-76.
    Investigation on the ethical implications of the principle of identity and of the principle of reason. The logical principle of identity (A=A), along with the principle of non­contradiction and the principle of the third middle costitute the basis of ocidental logic. However, its dominance is not restricted to logic. As the dominance of the principle of reason is not restricted to epistemology and ontology. This principles constitute a whole worldvew with serious ethical implications. We’ll try, at the end of the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Metafísica da vontade, metafísica do impossível: A dimensão pulsional como terceiro excluído.Diogo Bogéa - 2016 - Dissertation, Puc-Rio
    Is it possible a thought that resists the temptation of an absolute basis, but also to unbridled fury calculator machination? It is also possible that a thought is put in a position to understand and also to position itself critically in relation to both nostalgic fundamentalisms, and to pure effectiveness and productivity that technoscience imposes on us? It is possible, after all, to distance itself from traditional metaphysics without falling back into naivety "anti-metaphysical" definitive and safe overcome? Is it still (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5. O objecto e o âmbito da justiça social.Diogo Carneiro - 2016 - Filosofia. Revista da Faculdade de Letras da Universidade Do Porto 33:99-108.
    Nesta comunicação exploro aquele que deve ser o objecto e o âmbito de uma teoria de justiça. Da resposta a estas duas questões depende a possibilidade de definir princípios de justiça que concebam uma sociedade justa. Assim, tenho em consideração as propostas sobre o objecto e o âmbito da justiça presentes nas teorias de Nozick (libertária), de Rawls (igualitária) e de Walzer (comunitária) e avalio topicamente cada uma das posições. Concluo tentando responder à questão: qual deve ser o objecto e (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Avaliações Metafísicas Aristotélico-Tomistas sobre o Acesso à Justiça.Diogo Malgueiro Espindola - 2017 - Dissertation, Puc-Sp, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Cicero's Criticism Of Stoic Rhetoric.Diogo Luz - 2020 - Prometheus 13 (33):423-433.
    My goal with this article is to present the elements involved in Cicero's criticism of Stoic rhetoric. First, I will present the rhetoric of the Stoics based on the testimonies we have left on these philosophers. Soon after, I will expose Cicero's criticisms of the Stoics. Next, I will argue that Cicero's criticisms arise because his proposal with rhetoric is different from the Stoics' proposal. Due to this difference, it is necessary to understand that the Stoics, on the other hand, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Os Sofrimentos da Alma: As Paixões sob a Perspectiva do Estoicismo ( The sufferings of the Soul: The passions under the Stoicism perspective ).Diogo Luz - 2019 - Princípios: Revista de Filosofia (Ufrn) 26 (49):109-132.
    Resumo: Neste artigo exploramos a concepção estoica de πάθος, suas causas e consequências. Inicialmente abordamos o modo como as paixões se encaixam na ética estoica, uma vez que elas se mostram como impedimentos para aquele que quer viver melhor. Logo depois, analisamos os debates realizados no seio da escola, os acréscimos e os aperfeiçoamentos teóricos. Por fim, mostramos a distinção entre πάθη, προπάθειαι e εὐπαθεῖαι, pois isso propicia uma melhor compreensão da dimensão emocional da psicologia da Stoa, servindo principalmente para (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Os kathekonta estoicos na pandemia.Diogo Luz & Fernando Fontoura - 2020 - Diagnóstico Do Tempo: Implicações Éticas, Políticas E Sociais da Pandemia.
    Em função da pandemia de Covid-19, o ano de 2020 marcou a vida de todos. Em escala global, exigiu-se da população restringir as interações físicas o que fosse possível. Ainda assim, as interações sociais permaneceram, tanto as remotas, proporcionadas pela tecnologia da internet e das comunicações, quanto as presenciais, incluindo nestas as indispensáveis ou não. Portanto, mesmo que se entenda que a pandemia tenha ocasionado restrições sociais, em muitas ocasiões talvez seja melhor dizer que ela ocasionou restrições físicas à sociabilidade. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A crítica de Cicero à retórica estoica.Diogo Luz - 2020 - XX Semana Acadêmica Do PPG Em Filosofia da PUCRS, Vol 1.
    Neste texto será analisada a crítica de Cícero à retórica dos estoicos. Primeiramente é feita uma exposição da retórica estoica de acordo com os testemunhos que nos chegaram. Em seguida, são mencionadas as críticas de Cícero aos estoicos. Após isso, é argumentado que as críticas ciceronianas ocorrem em função de sua retórica ter um objetivo diferente da retórica estoica. Em vista disso, torna-se relevante perceber que os estoicos tinham motivos para se oporem à crítica de Cícero.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A Liberdade em Epicteto.Diogo Luz - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (22):11-28.
    A concepção de mundo estoica é fundamentada por uma rede causal de relações determinadas pela natureza. O destino faz parte dessas relações, problematizando a questão da liberdade num ambiente determinista. Levando em consideração esse legado teórico, Epicteto coloca a liberdade nas escolhas do indivíduo em relação a essas determinações, que ele atribui à providência divina.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Exercícios Filosóficos em Epicteto.Diogo Luz - 2018 - Intuitio 11 (2):17-33.
    O presente artigo trata do pensamento de Epicteto pelo viés do exercício (áskēsis), ou seja, por meio de práticas que conduzem ao aperfeiçoamento de quem elege para si o ofício de filósofo. Para tal, inicialmente esclarecemos o que significam os exercícios na filosofia antiga, tendo como subsídio as teses de Pierre Hadot. Logo depois, exploramos seis exercícios que consideramos centrais para o filósofo de Nicópolis, contextualizando com os ensinamentos que estão envolvidos e descrevendo as principais características de seu método. Por (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O cosmopolitismo estoico.Diogo Luz - 2019 - In Giovane Martins Vaz, Renata Floriano de Sousa, Bruna Fernandes Ternus, Camila Palhares Barbosa & Eduardo Garcia Lara (eds.), XIX Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS Vol. 3. Porto Alegre, RS, Brasil: pp. 23-30.
    Devido à racionalidade, portanto, o ser humano tem a capacidade de ampliar seus horizontes de modo a compreender a estrutura racional que o conecta com os demais seres humanos e com a dimensão espiritual do lógos. Sendo assim, de acordo com a filosofia estoica, certamente estarão fadadas ao erro quaisquer concepções políticas que não considerem essa dimensão cosmopolita que se projeta não só para toda a humanidade, mas também para uma conexão com o ordenamento natural.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. O Hábito como Exercício Filosófico em Epicteto.Diogo Luz - 2018 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (27):81-96.
    O hábito para os estoicos deve ser entendido de modo diferente da maneira descrita por Platão ou Aristóteles. Dado que, para estes, a formação do caráter é considerada a partir de uma psicologia que aborda a alma por meio de partes distintas, tal interpretação os levou a descrever o hábito como um elemento fundamental para a educação da parte irracional da alma, enquanto a parte racional é educada por meio da razão. Para os estoicos, no entanto, o hábito se faz (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Spinoza e as Ciências Sociais.Diogo Luz - 2017 - Intuitio 10 (1):135-149.
    O objetivo do presente artigo é expor os motivos porque Frédéric Lordon assinala a necessidade de as ciências sociais precisarem de uma fundamentação filosófica spinozista. Para isso, inicialmente, explicitamos as carências que o filósofo encontra nos estudos sociais, e, logo depois, analisamos a forma como a filosofia de Spinoza se encaixa como base teórica de fundamentação. Demonstramos o modo como Lordon se apropria dos termos spinozistas para justificar seu insight, pois, dessa maneira, podemos esclarecer como elementos da ética de Spinoza (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A Psicologia de Epicteto.Diogo Luz - 2018 - Polymatheia 11 (18):90-112.
    Resumo: O presente artigo aborda a dimensão psicológica da filosofia de Epicteto. Para tal, exploramos inicialmente a distinção epictetiana entre as coisas que dependem de nós e as que não dependem, visto que é por meio dela que o filósofo separa o que é interno do que é externo. Ao fazer isso, ele foca a abordagem ética naquilo que é interno, pois afirma que é isso que depende de nós (ἐφ ̓ ἡμῖν). Dentre as ações que são ἐφ ̓ ἡμῖν, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Atomismo ético de Leucipo e Demócrito.João Emanuel Diogo - 2016 - Boletim de Estudos Clássicos 61 (61):67-84.
    In this article, we start from the general thesis of theatomism – everything in the universe is composed by atoms – toassume an atomist reading of the ethical fragments of Democritus.If Leucippus and Democritus explain not only the beginning of the world, as well as the constitution of the soul and the body from therelation atom-emptiness (to be-not to be), this structure will also beapplied to the ethical maxims that we know. Despite this, the relationsoul-body is one of superiority (the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. O Problema da Indução.Eduardo Castro & Diogo Fernandes - 2014 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.
    State of the art paper on the problem of induction: how to justify the conclusion that ‘all Fs are Gs’ from the premise that ‘all observed Fs are Gs’. The most prominent theories of contemporary philosophical literature are discussed and analysed, such as: inductivism, reliabilism, perspective of laws of nature, rationalism, falsificationism, the material theory of induction and probabilistic approaches, according to Carnap, Reichenbach and Bayesianism. In the end, we discuss the new problem of induction of Goodman, raised by the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Reading and company: embodiment and social space in silent reading practices.Anezka Kuzmicova, Patricia Dias, Ana Vogrincic Cepic, Anne-Mette Bech Albrechtslund, Andre Casado, Marina Kotrla Topic, Xavier Minguez Lopez, Skans Kersti Nilsson & Ines Teixeira-Botelho - 2018 - Literacy 52 (2):70–77.
    Reading, even when silent and individual, is a social phenomenon and has often been studied as such. Complementary to this view, research has begun to explore how reading is embodied beyond simply being ‘wired’ in the brain. This article brings the social and embodied perspectives together in a very literal sense. Reporting a qualitative study of reading practices across student focus groups from six European countries, it identifies an underexplored factor in reading behaviour and experience. This factor is the sheer (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  20. Fairness in Distributive Justice by 3- and 5-Year-Olds Across Seven Cultures.Philippe Rochat, Maria D. G. Dias, Guo Liping, Tanya Broesch, Claudia Passos-Ferreira, Ashley Winning & Britt Berg - 2009 - Journal of Cross-Cultural Psychology 40 (3):416-442.
    This research investigates 3- and 5-year-olds' relative fairness in distributing small collections of even or odd numbers of more or less desirable candies, either with an adult experimenter or between two dolls. The authors compare more than 200 children from around the world, growing up in seven highly contrasted cultural and economic contexts, from rich and poor urban areas, to small-scale traditional and rural communities. Across cultures, young children tend to optimize their own gain, not showing many signs of self-sacrifice (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   15 citations  
  21. Ética e atitude filosófica em Epicteto.Diogo Da Luz - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (29).
    O objetivo deste artigo é demonstrar como a ética proferida por Epicteto se relaciona com uma postura filosófica, mais precisamente com uma atitude filosófica. Essa atitude não é especificamente uma exigência prévia para pensar a ética filosoficamente, pois não se trata de tê-la para então começar a filosofar, mas trata-se da manifestação de autenticidade daquele que se diz filósofo, porque evidencia a real assimilação das opiniões e teorias que defende. Para Epicteto, o progresso do filósofo necessariamente está unido ao progresso (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Gaming with History: How History of Science can be used as a scientific storytelling tool.Dora Dias & José Ferraz-Caetano - 2021 - Hypothesis Historia Periodical 1 (1):33-44.
    Gamification can be a useful tool when engaging young students with science. When designing a new game, it is pivotal that a featured storytelling element can draw students' attention while providing an enjoyable experience. However, building such an insightful science dissemination narrative from scratch is often challenging. As real-life situations are frequently more appealing to students, adding alternative history elements can be helpful when designing such a game. In this paper, we present a novel educational framework to design an educational, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. José Enes, Noeticidade e Ontologia, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, sem local, sem data. 212 pp. [Lisboa, 1999]. [REVIEW]Diogo Ferrer - 2002 - Revista Filosófica de Coimbra 11 (21):333-336.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Hipocrisia ou polidez? Boas maneiras no iluminismo britânico.Mariana Dias Pinheiro Santos - 2021 - Controvérsia 17 (3):96-122.
    A Grã-Bretanha setecentista foi um dos períodos mais preocupados e que mais escreveu sobre galanteria, moral, modéstia, virtudes, cavalheirismo e boas maneiras; em uma palavra: polidez. Uma das razões que justifica a preocupação de grande parte dos autores britânicos com esse tema (Hume, Chesterfield, Gregory, Mandeville, Wollstonecraft, Fordyce, Shaftesbury – só para citar alguns) estaria atrelada a uma necessidade de evidenciar a diferença entre os povos bárbaros e os civilizados. As boas maneiras seriam um dos principais divisores de águas entre (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Autonomia revisitada: considerações a propósito do testamento vital.Marta Dias Barcelos - 2014 - In António Barbosa & Jorge Marques da Silva (eds.), Confluências bioéticas. Lisboa: Publicações da Universidade de Lisboa. pp. 91-100.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. REGRAS HOBBESIANAS PARA BEM LIDAR COM O DISCURSO POLÍTICO.Mariana Dias Pinheiro Santos - 2020 - Entre o Mito E a Política.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  27. Semantic Externalism. [REVIEW]Ricardo Miguel & Diogo Santos - 2016 - Disputatio 8 (42):131-137.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  72
    Entre a hermenêutica e o estruturalismo: o uso do contextualismo linguístico na interpretação de textos filosóficos.Mariana Dias Pinheiro Santos - 2023 - Polymatheia 16 (3).
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  79
    As ideias iluminadas e polidas sobre as mulheres nas filosofias britânicas.Mariana Dias Pinheiro Santos - 2023 - Sapere Aude 1 (1):370-392.
    O objetivo desta pesquisa consiste em investigar como a mulher é retratada e compreendida pelos filósofos das luzes da Grã-Bretanha nas três seguintes etapas: em primeiro lugar, através do papel que serviam para a justificação dos gentlemen a respeito da superioridade do estágio civilizatório polido que acreditavam se encontrar; em segundo lugar, por meio dos elementos que faziam com que os autores considerassem as mulheres como iguais (ou mesmo superiores em determinados domínios) aos homens; e, em terceiro e último lugar, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  68
    Vida, honra, cavalaria e moralidade: um estudo sobre a polidez britânica à luz de Sir Falstaff.Mariana Dias Pinheiro Santos - 2023 - In III Filosofia, Vida e Morte.
    Trata-se de investigar de que maneira a vida cavaleiresca e a vida cortês se constituem e se opõem na Grã-Bretanha da virada do século XVI para o XVII. Para isso, será utilizado, como porta de entrada, um estudo do personagem Sir John Falstaff e de como esse homem se relaciona com a moralidade cortês e cavaleiresca própria da época em que seu criador escreveu. Desse modo, para além das peças de Shakespeare em que se encontra esse personagem, também será necessário (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. O Processo Constitucional e a Legitimidade Democrática dos atos Legislativos e Jurisdicionais.Lorena Machado Rogedo Bastianetto & Ronaldo Brêtas de Carvalho Dias - 2018 - Escritos Sobre Direito, Cidadania E Processo: Discursos E Práticas (Volume 1).
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Reflexão ética sobre a doação de tecidos e órgãos: entre o respeito pela autonomia e a exigência de solidariedade.Marta Dias Barcelos & M. Patrão Neves - 2009 - Revista Portuguesa de Bioética 7:23-42.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Autonomia revisitada: considerações a propósito do testamento vital.Marta Dias Barcelos - 2014 - In António Barbosa & Jorge Marques da Silva (eds.), Confluências bioéticas. Lisboa: Publicações da Universidade de Lisboa. pp. 91-100.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Eugenia liberal e decisão biopolítica: o contributo de Habermas.Marta Dias Barcelos - 2015 - In Maria Gabriela Castro & Magda Costa Carvalho (eds.), Horizontes do conhecimento. Estudos em Homenagem a José Luís Brandão da Luz. Ponta Delgada: Letras Lavadas. pp. 421-435.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. VIRTUDE MORAL, SOCIABILIDADE E PODER NO GÓTICO DO SÉCULO XVIII: RADCLIFFE E LEWIS.Mariana Dias Pinheiro Santos - 2020 - Lampejo - Revista Eletrônica de Filosofia 9 (1):235-250.
    Os autores góticos, desde sua origem, como se sabe, estão preocupados com uma recusa de certos ideais propostos pelo iluminismo e com um restabelecimento, em certa medida, de certas formas de lidar com a sociabilidade e a virtude moral. Para tornar isso evidente, será necessário, em um primeiro momento, situar o leitor acerca dos aspectos para a formação do novo gênero, ainda que tenham sido rejeitados por ele, e, no segundo momento, apresentar algumas noções comuns entre as obras que compunham (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Glossário para uma Ética da Enfermagem.Marta Dias Barcelos - 2004 - In M. Patrão Neves (ed.), Para uma Ética da Enfermagem. Desafios. Gráfica de Coimbra. pp. 567-578.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Educação e polidez em David Hume.Mariana Dias Pinheiro Santos - 2019 - Encontro de Pesquisadores Iniciantes Das Humanidades – IH! 2019.
    O filósofo escocês David Hume é comumente lembrado, por aqueles que não estão familiarizados com sua obra, como o autor que iluminou Immanuel Kant e como uma figura de grande importância no empirismo. Mas estamos preocupados neste texto é com uma outra parte dos seus engenhos. Pretendemos ver neste autor algo que era comum em parte de seus contemporâneos, a saber, preocupações com o cenário em que se incluía com seus compatriotas, com o rumo que a sociedade estava levando, com (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. FRANKENSTEIN OU O PROMETEU MODERNO E O PROGRESSO CIENTÍFICO.Mariana Dias Pinheiro Santos - 2021 - Desenredos 13 (36):125-135.
    Durante uma competição que envolveu Lord Byron, Polidori e Percy Shelley, numa prova de quem seria capaz de criar a melhor história de horror, nasce o rascunho de o que conhecemos hoje como Frankenstein. Aprovado e exaltado pela crítica, o novo romance de horrores, que marca o início da segunda fase do gótico, é tido por Walter Scott como uma obra que investiga as condições e implicações do conhecimento e da imaginação humana. Não é novidade que o gênero gótico é (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Hobbes: uma tensão entre a mecânica e a linguagem.Mariana Dias Pinheiro Santos - 2021 - Filogenese 16:85-102.
    Em Hobbes, a natureza é colocada em uma perspectiva mecanicista, e o homem, antes de ser apresentado na vida política, é apresentado em sua condição natural para ser entendido; a física dos movimentos ganha força como um modo de entender a natureza e, por conseguinte, a natureza humana. A linguagem registrando os eventos ocorridos na natureza e sendo condição de possibilidade para a ciência, parece relacionar-se com a força que a física dos movimentos ganha na obra do filosofo de Malmesbury. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. EDUCAÇÃO MORAL E POESIA NO SÉCULO XVIII BRITÂNICO.Mariana Dias Pinheiro Santos - 2021 - Occursus 6 (1):134-151.
    Pretende-se apresentar de que forma a considerada boa poesia do século XVIII britânico pode ser vista com o mesmo objetivo das morais práticas, isto é, o de refinar e polir os indivíduos. Para isso, seguiremos os seguintes passos: i. reconstruir o contexto que produziu essa concepção: a distinção entre civilização e barbárie, bem como a dificuldade de unificar o modo escrito e o oral e a preocupação com a supressão do ócio; ii. sublinhar a relevância de Milton, Shakespeare e Spenser (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Horizons de la signification.Luiz Francisco Dias - 2021 - Cours de Sémantique Argumentative.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. AS LEIS ETERNAS, NATURAIS E HUMANAS SEGUNDO TOMÁS DE AQUINO.José Francisco de Assis Dias & Guilherme Alves Souza - 2021 - Ensaios Filosóficos 23:104-140.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. A linguagem em Hobbes: 1656, 1651 e 1650.Mariana Dias Pinheiro Santos - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:221-256.
    O objetivo deste trabalho consiste em apresentar algumas mudanças promovidas por Hobbes entre Elementos da Lei e as edições inglesas de Leviatã e De Corpore no que diz respeito à sua teoria da linguagem. Sustenta-se que não é possível conceber uma unidade entre todas as obras supracitadas e que De Corpore contém a versão final da teoria da linguagem hobbesiana; e sugere-se que as alterações promovidas se devem, ao menos em parte, às críticas que Descartes promove nas respostas às Terceiras (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Aristotle's and the Classification of Living Beings: Historical Review and Contributions to Science Teaching.Clécio Danilo Dias-da-Silva - 2018 - Unisanta Bioscience 7 (4):366-378.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Bioética e consenso. Uma análise da teoria principialista.Marta Dias Barcelos - 2022 - Cascais: Princípia Editora.
    «A experiência global e partilhada da pandemia obrigou-nos a focar a natureza – simultaneamente pública e ética – das decisões em saúde e fez sobressair a importância do consenso. Esta exigência – agora tão visível – vinha-se fazendo sentir há décadas. Prova disso é que cresceu exponencialmente a literatura que se debruça sobre as implicações antropológicas e éticas dos grandes âmbitos da cultura mais diretamente vinculados ao mundo da tecnologia, das biotecnologias à inteligência artificial. Uma das áreas em que a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Integridade da pessoa: fundamentação ética para a doação de órgãos e tecidos para transplantação.Marta Dias Barcelos - 2009 - Dissertation, Universidade de Lisboa
    PT. A noção de “pessoa”, pensada a partir do legado antropológico e filosófico do ocidente, afirma-se como uma unidade corporal e espiritual que determina a sua singularidade no seio da comunidade. A “pessoa” assim perspectivada assume uma importância destacada na reflexão ética das aplicações científicas de artificialização da vida humana. Muito concretamente, a noção de “pessoa” deve contribuir para a fundamentação ética das terapêuticas de transplantação. A transplantação representa um dos mais notáveis avanços da medicina do século XX e com (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. A akrasia antiga e a fraqueza da vontade contemporânea.Matheus Dias Bastos - 2020 - Dissertation, Puc-Rio, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. O conceito de identidade na filosofia e nos atos de linguagem.Rubens Dias Maia - 2008 - Dissertation, Ufscar, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Especificidades da prática analítica em sua apresentação em um contexto institucional.Diego Alonso Soares Dias - 2018 - Dissertation, Federal University of Minas Gerais
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Predicação autonômica: uma abordagem enunciativa.Thalita Nogueira Dias - 2022 - Dissertation, Federal University of Minas Gerais
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 296